O Eco escolas desenvolve-se na articulação entre as atividades previstas e os diversos anos e currículos escolares, de forma a coordenar a implementação deste, com o trabalho a desenvolver nas áreas disciplinas e não disciplinares, porque a educação ambiental é transversal a todas as áreas disciplinares e não disciplinares nos diferentes níveis de ensino. Deve ser posto em evidência o esforço de integração do programa no trabalho curricular, e no projeto educativo da escola e nos projetos curriculares de turma.

O departamento dá assessoria ambiental ao órgão de gestão da escola, ao nível de orientações mais sustentáveis no que concerne, principalmente, à energia, água e resíduos. Estudos e aplicação de projetos para minimizarem os consumos. Orientações/pareceres ao nível da biodiversidade, a destacar nos jardins da escola e na horta biológica. Considerações sobre os espaços exteriores e políticas ambientais. O departamento dá orientações e apoio aos projetos de caris ambiental ou relacionados com o desenvolvimento sustentável que surjam nas turmas, nas diversas áreas curriculares e não curriculares e ainda através de projetos parcialmente isolados, como por exemplo em clubes.

Todos os projetos/atividades relacionadas com a educação ambiental e sustentabilidade com os alunos. Todas as medidas institucionais/orgânicas internas necessárias à otimização sustentável dos recursos têm de ser comunicados a este departamento. O eco escola dá assessoria ambiental ao órgão de gestão da escola, ao nível de orientações mais sustentáveis no que concerne, principalmente, à energia, água e resíduos. Estudos e aplicação de projetos para minimizarem os consumos. Orientações/pareceres ao nível da biodiversidade, a destacar nos jardins da escola e na horta biológica. Considerações sobre os espaços exteriores e políticas ambientais.

Documentos

ECO–CÓDIGO – Código de Conduta 

        Plano de ação

Ata do conselho Eco-Escolas

Conselho Eco-escola

 

Têm assento neste conselho os seguintes representantes:

Regulamento

 

O Conselho Eco-Escola da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco irá reunir-se, no mínimo, três vezes por ano, e sempre que necessário, sob a presidência do professor coordenador do programa. As reuniões serão convocadas pelo coordenador através de convocatória, afixada no painel Eco-Escolas e por via e-mail a todos os membros do Conselho.

Será elaborada um a ata em cada reunião, a mesma será lida, aprovada e assinada por todos os presentes, no final de cada reunião ou no início da reunião seguinte.As decisões serão aprovadas por consenso ou por votação. Em caso de votação, cada elemento presente tem um voto, tendo o presidente da reunião voto de qualidade, em caso de empate, não sendo permitidas abstenções.Podem assistir às reuniões outras pessoas ou entidades, sem direito a voto, mas com direito a parecer.

O Conselho Eco-Escolas tem por base os seguintes objectivos:

  • Assegurar que os outros 6 passos do Programa Eco-Escolas sejam adotados planeando a sua implementação;
  • Assegurar a participação ativa dos alunos no processo de decisão do Programa;
  • Assegurar que as opiniões da toda a comunidade escolar são tidas em consideração e, sempre que possível, postas em prática;
  • Estabelecer ligação com a estrutura de gestão da escola e com a comunidade local;
  • Assegurar a continuidade do Programa.

Resultados da Auditoria Ambiental 2023/2024

 

 

 

Contacto: ecoescolas@ebsgzarco.pt