O projeto pedagógico de educação para a Segurança e Prevenção de Riscos tem como objetivo contribuir para que seja proporcionada aos alunos uma área de formação vocacionada para o desenvolvimento pessoal e social e, por via disso, para a sua realização como cidadãos conscientes, reflexivos, responsáveis e participantes na respetiva comunidade de integração.

Neste contexto, visa fomentar-se a construção de sociedades fundadas em princípios éticos que as tornem mais justas, mais solidárias e, consequentemente, mais sustentáveis.
Dotar os alunos de conhecimentos e competências essenciais a uma cidadania ativa e responsável face à segurança e aos riscos.
Criação de uma “cultura" de segurança.
Pretende-se com este projeto, a dinamização do Plano de Prevenção e Emergência da Escola e o desenvolvimento de conteúdos temáticos na área da segurança: segurança de pessoas e bens; segurança alimentar e segurança rodoviária.

Evacuação em caso de emergência

Site do projeto: https://pesprgz.wixsite.com/projeto

Hélder Andrade 260
Paulo Baptista 620

O Eco escolas desenvolve-se na articulação entre as atividades previstas e os diversos anos e currículos escolares, de forma a coordenar a implementação deste, com o trabalho a desenvolver nas áreas disciplinas e não disciplinares, porque a educação ambiental é transversal a todas as áreas disciplinares e não disciplinares nos diferentes níveis de ensino. Deve ser posto em evidência o esforço de integração do programa no trabalho curricular, e no projeto educativo da escola e nos projetos curriculares de turma. O departamento dá assessoria ambiental ao órgão de gestão da escola, ao nível de orientações mais sustentáveis no que concerne, principalmente, à energia, água e resíduos. Estudos e aplicação de projetos para minimizarem os consumos. Orientações/pareceres ao nível da biodiversidade, a destacar nos jardins da escola e na horta biológica. Considerações sobre os espaços exteriores e políticas ambientais. O departamento dá orientações e apoio aos projetos de caris ambiental ou relacionados com o desenvolvimento sustentável que surjam nas turmas, nas diversas áreas curriculares e não curriculares e ainda através de projetos parcialmente isolados, como por exemplo em clubes. Todos os projetos/atividades relacionadas com a educação ambiental e sustentabilidade com os alunos. Todas as medidas institucionais/orgânicas internas necessárias à otimização sustentável dos recursos têm de ser comunicados a este departamento. O eco escola dá assessoria ambiental ao órgão de gestão da escola, ao nível de orientações mais sustentáveis no que concerne, principalmente, à energia, água e resíduos. Estudos e aplicação de projetos para minimizarem os consumos. Orientações/pareceres ao nível da biodiversidade, a destacar nos jardins da escola e na horta biológica. Considerações sobre os espaços exteriores e políticas ambientais.

Página do projeto

 

Sérgio Duarte 230

O projeto visa promover a reflexão sobre a sustentabilidade do planeta Terra e repensar a responsabilidade individual na defesa do meio ambiente, através de uma prática pedagógica diferenciada num contexto de espaço exterior da escola.

Ana Zita Aniceto, Paulo Duarte 520

Cristina Camacho, Jordão Freitas 200, 300

Lucília Abreu 200

Magda Abreu, Elsa Forte, Irene Carreira

Sandra Domingos 400

David Leça, Liliana Dias 400

Bernardo Pereira 600

Bernardo Pereira 600

Fátima Nóbrega 300

Pedro Costa

Graça Chaves, Mónica Franco, Diva Pereira 200

Carmo Pereira, Noélia Sousa, Ana Cristina Alves 320

Dolores Ferreira, Sandra Sousa, Cláudia Durães 500

Várias disciplinas   Horário disponível na sala A7

Rosário Gomes 550 Sala C10

Rosana Lopes, Sónia Andrade   atelier

Rozélia Sousa 520 Vão às turmas

Fátima Sousa 520 Vão às turmas

Lígia Joaquim 300 Trabalhos de alunos

O Projeto de Educação Alimentar é uma iniciativa da Secretaria Regional de Educação, Ciência e Tecnologia (SRE), desenvolvida através da Direção Regional de Educação (DRE), dirigida às crianças do pré-escolar e alunos dos 1.º, 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, docentes e restante comunidade educativa da Região Autónoma da Madeira (RAM), no qual a Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco está inscrita.
O projeto pretende fomentar a educação alimentar e nutricional no contexto da promoção das práticas alimentares saudáveis em meio escolar, apontada como importante estratégia para enfrentar os novos desafios no campo da saúde, alimentação e nutrição. O Projeto de Educação Alimentar da DRE disponibiliza um conjunto de propostas educativas em alimentação e nutrição com vista a auxiliar a comunidade educativa com informações adequadas, corretas e consistentes sobre alimentos, alimentação e prevenção de problemas nutricionais, essenciais aquando da tomada de decisões e da construção de práticas alimentares saudáveis.
Engloba ainda, no âmbito de atuação ao nível da educação alimentar e nutricional no contexto das práticas alimentares saudáveis, as atividades dinamizadas por iniciativa da Escola BS Gonçalves Zarco, devidamente enquadradas no seu projeto educativo e atendentes ao contexto escolar e objetivos prioritários no âmbito da educação alimentar. Prevê, ainda, ações de sensibilização dirigidas à comunidade educativa e ações de formação dirigidas a Assistentes Operacionais e aos Docentes dos vários grupos disciplinares. (Fonte: Projeto Educação Alimentar, SRE, Plano Ação 2022-23, Jun. 2022)

Dinamizador 2023-24: Maria do Carmo Chaves (Grupo disciplinar 520)

O Projeto "+SAÚDEGZarco" é uma iniciativa da Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco dirigida aos alunos dos 2.º e 3.º ciclos do ensino básico e ensino secundário, docentes e restante comunidade educativa do referido estabelecimento de ensino.
O projeto pretende promover a saúde e a qualidade de vida fomentando a melhoria dos determinantes de saúde e a literacia em saúde. Atua em diferentes áreas e em diferentes contextos, na perspetiva da saúde individual e comunitária, dinamizando atividades devidamente enquadradas e adequadas aos objetivos delineados no plano de ação anual e de acordo com as necessidades da comunidade educativa.

Dinamizadores 2023-24: Maria do Carmo Chaves (Grupo disciplinar 520); Sónia Conceição (Grupo disciplinar 520)

Cátia Sousa, Pedro Regedor, Damasceno 550 Turmas vão à sala do futuro

João Paulo Silva, Cátia Sousa 250 Vão às turmas

Eduardo Quina 410 Vai às turmas